quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Liberação da maconha, ser a favor ou contra?

Um tema muito complexo, porém não posso deixar de opinar e defender meus argumentos. Eles possuem falhas, é lógico, afinal não tenho conhecimento amplo de como é ser um ministro da fazenda, mas o objetivo é interessante.

Numa possível liberação da maconha eu seria a favor, porém com restrições. A primeira seria a proibição da venda a menores de 18 anos, e proibido também de ser consumido em lugares públicos com fluxo considerável de pessoas e próximo a crianças. A questão de não usar, caberia aos pais educar, assim como é com o cigarro.

Concordaria com a profissionalização o tráfico, criando uma sede empresarial em cada morro. Cada favela teria uma empresa diferente. Os traficantes teriam seus crimes perdoados – crimes em relação ao tráfico de drogas e só –, passariam por um processo de reabilitação social e trabalhariam nesses recintos, que gerariam lucros pro governo. Consequentemente, haveria desenvolvimento para a população das favelas, porque teriam empregos, empregos levariam a população a ficar bem financeiramente, população com dinheiro acarretaria em maior mercado consumidor, assim estimularia os próprios moradores a abrirem microempresas no lugar. Mercadinhos, padarias, bares, salões de beleza, ou seja, iriam tacar fogo (no bom sentido) na economia local, porque o povo iria ter com o que gastar e os comerciantes para quem vender.

Também há outro argumento interessante. Pelo fato de se tornar algo legal, o tráfico não teria a necessidade de se armar, pois seus integrantes se tornariam cidadãos legais e receberiam proteção da polícia, assim como todos nós, o que reduziria significativamente a violência urbana e os índices de criminalidade.

Por ser um tema muito complicado existem muitos prós e contras, e pelo fato do nosso país ser muito miscigenado as opiniões variam muito do ponto de vista de cada um. Fora os outros tipos de traumas e problemas pessoais. Exemplo: Por mais que existissem infinitas vantagens, uma pessoa que sofreu agressões por alguém que estava sobre o efeito de drogas ou um filho que viu o pai se destruir por causa do vício, provavelmente nunca concordaria com a liberação.

Mesmo que você aceite minha argumentação ou seja totalmente contra, o objetivo dessa postagem não é de convencer ou instruí-lo, mas de fazer você pensar, tomar posições, concluir, se conscientizar sobre as coisas importantes da vida, mas que muitas vezes passam despercebidas. Não se deixe levar por opiniões de terceiros. Leia sobre tais assuntos, pesquise, para ai sim você demonstrar sua verdadeira liberdade de expressão.

OBS: Muita gente têm criticado a ideia das empresas nos morros, dizendo que é impossível de isso acontecer. Mas é claro, os problemas são muito complexos. Tem muito jogo de poder envolvido nessa questão toda. Esse exemplo foi apenas um lado ideal e otimista de ver a situação, porém todos nós sabemos que foge da realidade em que vivemos. O objetivo da postagem é de fazer você refletir, pensar.

11 comentários:

  1. MUITO complexo esse tema, mas vc foi hironico né??? em falar que cada morro teria uma "empresa" huasuas se foi... foi engraçado... se não foi.. meo deos vc fumou rsrsrsrsrsr Abração kalu

    ResponderExcluir
  2. Já disse que o objetivo do post é de fazer ao menos as pessoas pensarem, como você fez agora, defendendo seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  3. Leonardo, não foi ironia. Isso é um argumento bem simples para a solução porque geraria empregos para eles. Não basta colocar UPP's nas favelas achando que a paz vai reinar. E os antigos criminosos, vão simplesmente se enquadrar na sociedade? A resposta está no aumento do índice de arrastão pela cidade.

    ResponderExcluir
  4. Quanto a empresa nos morros isso me parece poco provável, pois os traficantes, possuem todos os tipos de crimes, o mais banal seria porte de arma sem autorização, e eles nao vendem apenas maconha, muitas outras drogas rendem lucro ao trafico, e eles nao iam parar de vende-las...

    Pro Brasil legalizar uma droga, precisa de mt coisa feita antes disso, nao adianta apenas legalizar, terá de ter um controle sobre a mercadoria, coisa que nem hj que eh proibida o governo tem, sem dizer que iria atrair muitos visitantes de outros países apenas para fumarem maconha livremente aqui em suas férias(caso da holanda, na teoria parece algo bom, por causa do turismo, mas na realidade nao é, tanto que a Holanda tentou ate proibir a venda para turistas)...

    Proibir a maconha não iria ajudar o combate ao trafico, este tem muitos outros sistemas para ganhar dinheiro, como ja disse outros tipos de drogas, a legalização da maconha seria apenas para que seus usuários nao tivessem de dar dinheiro aos traficantes...

    A legalização da maconha não tem nenhum objetivo concreto, apenas que os que fumam, possam fumar sem sofrerem preconceito, as outras formas de defesa na minha opinião sao totalmente furadas.


    Antes de um brasil com maconha liberada, quero com saúde 100% e segurança e uma economia muito mais estável..

    ResponderExcluir
  5. Jusevaldo, muito interessante sua opinião, parabéns, concordei em partes.
    Você não acha que seria possível o governo lucrar com impostos em uma possível venda legalizada - esquecendo o tráfico -?
    E também não acha que essas proibições tiram a liberdade do ser humano?
    Outra coisa, a questão da saúde depende de nós mesmos porque a gente que elege os governantes.
    Agora, sobre economia, depois irei falar mais em um futuro post para mostrar que nós, a classe média, somos a base do capitalismo, ou seja, a responsabilidade da economia andar ou desandar é nossa, mas muitas pessoas não tem consciência disso ainda.

    ResponderExcluir
  6. Se a classe media soubesse que ela é responsável pela economia, logo ela deixaria de ser 'classe media', mas é claro que há uma grande manipulação para que ninguém pense sobre isso.

    Quanto ao estado ganhar com venda da maconha, acho difícil, até porque isso iria acabar na mão de alguma empresa que iria lucrar de modo privado.

    Liberar a maconha ocasiona uma cascata de acontecimentos mais políticos e econômicos do que 'segurança' e luta ao tráfico.


    Vou esperar o Post sobre a classe média e a econômia, tenho interesse nesse assunto, pena que a maioria como você mesmo disse não tem consciência sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  7. Mas a proibição tem muito envolvimento político também, grandes traficantes/produtores lucram com a falta de concorrência por causa da ilegalidade, similar ao jogo do bicho.
    É meu amigo, somos apenas sardinhas em meio desse oceano lotado de tubarões.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou a favor da liberação das "drogas sociais" a maconha é a principal delas,não adianta mais ,pois ela já está em todos os lugares e o acesso dela é muito fácil. Achei a idéia dos morros utópica... Com a legalização da maconha o tráfico ia parar de receber dinheiro(receber menos né? parar não ia) e isso ia enfraquecer o poder dos traficantes,por um lado seria bom,mas como sou leigo no assunto,nunca estudei para falar nada disso ,isso é somente uma opnião... Realmente não sei qual o mecanismo perfeito para circulação da droga,mas também vale lembrar o problema da sociedade,ela não receberá essa notícia de um modo muito ruim, eu acho difícil algum político entrar de cara com essa idéia,por isso,inviabiliza muito esse projeto ,isso porque nossa sociedade é muito conservadora a essa idéias.

    Gostei dos temas se puder depois colocar discuções sobre assuntos de história comentarei com prazer.. você faz faculdade de que?

    ResponderExcluir
  9. Filipe, obrigado pela colaboração. Eu já vinha pensando na hipótese de colocar algumas coisas de história relacionando com a influência no presente.
    Não faço faculdade, termino o ensino médio esse ano. Todo conhecimento meu é fruto de leitura, seja em livros, pdf, sites, etc.

    ResponderExcluir
  10. porra eu so a favor eu sou erva viva a erva mundo sen erva nao e mundo _\|/_

    ResponderExcluir
  11. Eu sou a a favor Fumo mesmo a erva existe a décadas e nunca fez ninguém morrer enquanto isso não acontece eu vou continuar usando kkkkkk

    ResponderExcluir